segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de aprendizagem

A situação de aprendizagem cuja esta postagem referencia foi criada para o curso Melhor Gestão Melhor Ensino oferecido pela SEESP. Os criadores originais da situação em questão são: Cleber Gomes dos Santos, Isaac Alencar, Ivaneide dos Santos Sales. Partindo do arquivo original foram feitas algumas modificações para adequação e postagem no blog. 


 Observação: O vídeo contido na apresentação pode ser visualizado logo abaixo.

 Informo ainda que as referências bibliográficas estão inclusas no próprio slide de apresentação.

 



quinta-feira, 6 de junho de 2013

A mágica da leitura

       


      
      A minha primeira experiência com a leitura foi quando aos cinco anos, uma vizinha jogou no fundo do quintal uma quantidade enorme de revistas, fiquei encantada e peguei todas, levei para dentro de casa, devorava as gravuras, mas não conseguia decifrar os sinais, uma professora que morava ao lado, vendo minha aflição começou a alfabetizar-me, as palavras iam surgindo como uma mágica, era emocionante unir as letras e descobrir novas palavras desde então nunca mais parei de ler.

Carla Janaína Souza

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Reminiscências

 Lembrar de minha primeira experiência com a leitura, é muito interessante, pois me remete a uma pessoa especial, meu pai, que já não se encontra mais conosco. Meu primeiro livro,  ganhei quando tinha oito anos de idade, já era alfabetizada e cursava a terceira série do ensino fundamental. Lembro-me que fiquei muito emocionada com aquele presente. Meu pai, ao entrega-me o livro, disse-me palavras que ficaram gravadas em minha mente até hoje “filha a única coisa que posso deixar pra você é a oportunidade de ter acesso ao conhecimento, aproveite para aprender tudo que puder, faça o que eu não pude fazer, por falta de oportunidade. Estude e um mundo novo se abrirá pra você”. Segui suas sábias palavras e , a partir daquele momento, comecei a ler com mais gosto e compromisso. Na escola fui incentivada por concursos de leitura a aprimorar meus conhecimentos e com isso um mundo novo se abriu realmente pra mim. Coleção Vaga-lume, Júlio Verne, Machado de Assis, José de Alencar, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade entre outros hoje fazem parte do meu universo literário. Isso ocorreu, graças a essa pessoa especial que não teve a oportunidade de estudar, porém com sua sabedoria de vida me proporcionou um direcionamento não só para um mundo novo, mas para inúmeros mundos diferentes!

Claudia Rodrigues Figueiredo


Experiências de Leitura e Escrita


 Queridos leitores, para que todos conheçam um pouco da jornada literária de cada um de nós, compartilharemos com vocês um pouco do nosso caminho como leitores e escritores. Não se acanhem para comentarem as postagens e até mesmo compartilharem suas experiências conosco.

Um forte abraço.


 1º Depoimento: Professor Cleber

Meu contato com a leitura deu-se bem cedo, eu sou o filho caçula de uma família de quatro Irmãos. A minha irmã mais velha chamada Mônica sempre foi viciada em leitura e por causa dela, o meu pai que é mestre de obras trazia todas às sextas feiras gibis da Turma da Mônica, e claro a Mônica (minha irmã) os devorava, eu como tinha três anos ficava fissurado enquanto ela lia, eu ficava querendo entender os gibis, maravilhado com os desenhos. Em função da minha curiosidade a minha irmã passou a ler os quadrinhos para mim, e foi ela juntamente com a minha mãe quem me ensinou a ler as primeiras palavras aos quatro anos de idade.
Comecei a escola regular aos sete anos, onde minha querida professora Cleonice nos levava um dia por semana para a biblioteca, local onde ficávamos durante quatros horas lendo, e após estas quatro horas tínhamos que escolher um livro e levá-lo emprestado. Nos anos que se passaram continuei as minhas incursões literárias adicionando mais um ingrediente que foram os gibis da Marvel(homem aranha, X-Men, etc),devido a paixão por eles passei a colecioná-los.
Por volta dos nove anos de idade comecei a fuçar no quarto da minha irmã em busca do diário dela, mas não encontrei o diário e sim um livro da série Para gostar de ler (um livro de crônicas de autores renomados nacionais), foi um dos maiores achados da minha vida, toda semana eu lia um livro da série, aliás, ainda leio e os releio e recomendo até hoje para os meus alunos essa série.
Cheguei então na 5ª série e tive uma professora chamada Maria Estela (fomos juntos até a 8ª série), essa professora levava uma caixa de livros da série vagalume e nos deixava escolher alguns, feito isso ela selecionava o livro que mais se adequava ao gosto de cada aluno e o emprestava, depois nos solicitava para escrevermos um texto falando sobre o livro lido e convidava aqueles que quisessem a lerem os seus textos(eu adorava isso).
  Nos anos seguintes continuei alternando entre as séries Vagalume e Para gostar de ler, até que um dia ganhei um exemplar de Shogun de James Clavell, na época tinha 13 anos, li o livro todo, mas me recordo que não entendia bem muitas passagens, fato que me fez reler este livro três vezes em idades diferentes. Depois de Shogun, amadureci como leitor aí quando percebi estava no ensino médio lendo alguns clássicos da literatura nacional, até que um dia eu li Memórias Póstumas de Brás Cubas e me apaixonei pelo estilo Machadiano. Daí em diante (felizmente), minha vida virou uma orgia literária e tudo graças ao meu pai, mãe, professoras e as duas Mônicas.

Integrantes do Blog

Os Integrantes

Aqui vai uma breve descrição profissional das professoras e do professor envolvidos na construção desse blog.

 

 

 

CLEBER GOMES DOS SANTOS


Sou graduado no curso de Letras com dupla habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa. Estou participando atualmente do curso de formação continuada melhor gestão, melhor ensino com o intuito de divisar novas possibilidades de interações pedagógicas. Leciono na escola Estadual Deputado Shiro Kyono.



CLAUDIA RODRIGUES FIGUEIREDO



Leciono português há dezessete anos no estado. Me formei na Fundação Santo André em Letras e estou terminando o Mestrado em Literatura Africana na USP. Adoro estudar, ler e cantar. Deus está em primeiro lugar em minha vida, abaixo dele minha filha por quem faço tudo.



Carla Janaina Souza


Olá pessoal, sou a professora Carla, tenho 31 anos, sou casada, tenho duas filhas adolescentes, sou formada no curso de Letras, atualmente faço curso de Pedagogia, trabalho como voluntária na escola da família, trabalho em três escolas do Estado. Ufa! Ainda sou muito feliz.
A minha função de professora, como sempre entendi, é a de construir, junto com os estudantes, conhecimento a partir de informações. Assim, penso o professor como parte de um coletivo que trabalha de forma articulada na construção de um conhecimento que contribua para colocar os estudantes em sintonia com as necessidades de seu tempo, com as exigências da sociedade em que ele se insere, enfim, colaborar na formação do cidadão bem sucedido e útil para a sociedade.