quarta-feira, 5 de junho de 2013

Experiências de Leitura e Escrita


 Queridos leitores, para que todos conheçam um pouco da jornada literária de cada um de nós, compartilharemos com vocês um pouco do nosso caminho como leitores e escritores. Não se acanhem para comentarem as postagens e até mesmo compartilharem suas experiências conosco.

Um forte abraço.


 1º Depoimento: Professor Cleber

Meu contato com a leitura deu-se bem cedo, eu sou o filho caçula de uma família de quatro Irmãos. A minha irmã mais velha chamada Mônica sempre foi viciada em leitura e por causa dela, o meu pai que é mestre de obras trazia todas às sextas feiras gibis da Turma da Mônica, e claro a Mônica (minha irmã) os devorava, eu como tinha três anos ficava fissurado enquanto ela lia, eu ficava querendo entender os gibis, maravilhado com os desenhos. Em função da minha curiosidade a minha irmã passou a ler os quadrinhos para mim, e foi ela juntamente com a minha mãe quem me ensinou a ler as primeiras palavras aos quatro anos de idade.
Comecei a escola regular aos sete anos, onde minha querida professora Cleonice nos levava um dia por semana para a biblioteca, local onde ficávamos durante quatros horas lendo, e após estas quatro horas tínhamos que escolher um livro e levá-lo emprestado. Nos anos que se passaram continuei as minhas incursões literárias adicionando mais um ingrediente que foram os gibis da Marvel(homem aranha, X-Men, etc),devido a paixão por eles passei a colecioná-los.
Por volta dos nove anos de idade comecei a fuçar no quarto da minha irmã em busca do diário dela, mas não encontrei o diário e sim um livro da série Para gostar de ler (um livro de crônicas de autores renomados nacionais), foi um dos maiores achados da minha vida, toda semana eu lia um livro da série, aliás, ainda leio e os releio e recomendo até hoje para os meus alunos essa série.
Cheguei então na 5ª série e tive uma professora chamada Maria Estela (fomos juntos até a 8ª série), essa professora levava uma caixa de livros da série vagalume e nos deixava escolher alguns, feito isso ela selecionava o livro que mais se adequava ao gosto de cada aluno e o emprestava, depois nos solicitava para escrevermos um texto falando sobre o livro lido e convidava aqueles que quisessem a lerem os seus textos(eu adorava isso).
  Nos anos seguintes continuei alternando entre as séries Vagalume e Para gostar de ler, até que um dia ganhei um exemplar de Shogun de James Clavell, na época tinha 13 anos, li o livro todo, mas me recordo que não entendia bem muitas passagens, fato que me fez reler este livro três vezes em idades diferentes. Depois de Shogun, amadureci como leitor aí quando percebi estava no ensino médio lendo alguns clássicos da literatura nacional, até que um dia eu li Memórias Póstumas de Brás Cubas e me apaixonei pelo estilo Machadiano. Daí em diante (felizmente), minha vida virou uma orgia literária e tudo graças ao meu pai, mãe, professoras e as duas Mônicas.

Um comentário:

  1. Bem interessante suas experiências Cleber, Também tive bastante contato com a Série Vagalume e Para gostar de ler, adorava .

    ResponderExcluir